Berserk
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

4.1 - Principais Grupos e Morfofisiologia

Ir para baixo

4.1 - Principais Grupos e Morfofisiologia Empty 4.1 - Principais Grupos e Morfofisiologia

Mensagem  Fabiano Sex 4 Jun 2010 - 21:35

Tipicamente, o talo de um fungo consiste de filamentos ramificados em todas as direções, sobre ou dentro do substrato que exploram como alimento. Tais filamentos se denominam HIFAS. O conjunto de hifas se chama MICÉLIO (grego: mykes = fungo). Cada hifa, pode ou não estar interrompido por septos.

O micélio que contém septos é chamado septado e o que não apresenta septos em suas hifas, é dito cenocítico.

O crescimento do filamento - a hifa - é apical, porém as outras partes do fungo possuem potencialidades de crescimento.

Assim um pequeno fragmento de quase qualquer parte do fungo é suficiente para dar início a um novo talo.
De modo geral, as estruturas somáticas são diferentes das estruturas reprodutivas e estas possuem uma diversificação de formas nas quais se baseia a clsasificação destes organismos.

4.1 - Principais Grupos e Morfofisiologia Fungu10

Principais Grupos:

Ascomicetos: são fungos comestíveis onde as células diplóides origina 4 células haplóides. Cada uma dessas células sofre mitose dando origem a 8 células haplóides. Cada uma dessas células é um esporo sexuado (ascósporo). Ex: trufa e morchella.

Basídiomicetos: são os cogumelos, inclusive os venenosos. Desenvolvem corpos de frutificação (basidiocarpo), estruturas que correspondem aos cogumelos. Nesse caso os esporos formam-se a partir de células diplóide que, por meiose, origina 4 esporos haplóide (basidiósporo). Ex: orelhas-de-pau.

Zigomicetos: não desenvolvem corpos de frutificação, embora produzam esporos sexuados. Ex: bolor (mofo).

Deuteromicetos: não desenvolvem corpos de frutificação e nem produzem esporos sexuados. Ex: candida albicans, micose da boca (sapinho).

Questões:

1 - Dentre os principais grupos de vírus, que característica principal os diferencia?
R:

2 - Quanto a morfologia, eles podem ser classificados de diferentes formas, quais são? Diferencie.
R:

3 - Vamos considerar dois fungos comestíveis pelo ser humano: a trufa e o champinnon. Eles pertencem a grupos distintos de fungos: ascomicetos e basidiomicetos, respectivamente. Que características nos permite diferenciar esses dois grupos?
R:

4 - Alguns fungos podem produzir substâncias tóxicas. No século XIX, um fungo encontrado nas batatas cultivadas na Irlanda foi responsável pela morte de cerca de 1 milhão de pessoas que consumiram o alimento contaminado. Outra espécie produzem substâncias antibióticas, como o fungo que produz a penicilina.
A - Qual seria a "vantagem" para o fungo na produção de substâncias tóxicas ou alucinógenas?
R:

B - Quais eriam as consequências, para o fungo e para as bactérias, da produção de substâncias antibióticas?
R:
Fabiano
Fabiano
Admin

Mensagens : 53
Data de inscrição : 03/06/2010
Idade : 40
Localização : São Sebastião SP

https://vongolaetec.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

4.1 - Principais Grupos e Morfofisiologia Empty Re: 4.1 - Principais Grupos e Morfofisiologia

Mensagem  Bruna S Dom 5 Jun 2011 - 11:14

Antibióticos como o próprio nome diz, são substâncias prodzidas por organismos vivos que inibem o crescimento de outros, dentre eles o mais famoso e conhecido é a Penicilina, produzida pelo fungo do gênero Penicillium. Já os quimioterápicos são substâncias também com a função de inibir o crescimento de microrganismos, mas que são produzidos em laboratório. A maioria dos antibióticos e quimioterápicos tem como mecanismo de ação a alteração ou destruição da parede celular e como as bactérias tem uma parede celular diferentes das dos fungos, elas são mais afetadas. Mas, atualmente existem quimioterápicos que tem como sítio de ação os ribossomos (síntese de proteínas), o metabolismo, etc e esses no caso podem ter uma ação sobre os fungos.
Vale salientar que a consequência que um fungo sofre ao produzir antibiótico é sobreviver mais facilmente já que eliminou bactérias concorrentes.

What a Face

Bruna S
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos